Páginas

[Entrevista] Tay Lopes!


Olá meus queridos! Hoje é dia de entrevista! Como vocês sabem, minha parceira Tay Lopes está com o seu novo livro Bree em pré-venda, e Depois do fim a venda, ambos na Editora Maresia. Inclusive Depois do Fim esta resenhado aqui no blog. Espero que curtam a entrevista, fizemos com muito carinho! Agradeço mais uma vez a Tay por ter disponibilizado do seu tempo tão sagrado para responder as minhas perguntas! Espero que vocês curtam e comentem!

Quais são as suas expectativas em relação ao seu novo livro que está sendo lançado, “Bree” ?

Boa pergunta. Eu quero que as pessoas conheçam o meu trabalho, quero compartilhar com elas esse amor que eu tenho por inventar e contar histórias. Eu realmente amo sabe? Eu sinto uma ansiedade tremenda por escrever e quando estou ocupada fazendo outras coisas (o que acontece muitas vezes rs) me sinto inquieta. Escrever significa muito pra mim, faz parte da minha vida desde sempre. Com Bree, e com todos os meus livros, espero que as pessoas possam sentir isso.

Quando você percebeu que sua vida era ser escritora?

Desde pequena. Eu sempre procurava uma agenda, uma folha qualquer, um caderno, etc. para poder me expressar. Além disso, vivia contando histórias. Eu inventava e inventava coisas na minha cabeça e depois contava para o meu primo, para as minhas amigas. Achei que depois de grande isso fosse passar, mas não passou. Acho que ficou mais intenso e passei a viver muitas vezes nesse mundo que invento na minha cabeça sabe? Sentada no banco do ônibus indo trabalhar ou em uma praça em um fim de semana... Não passou nunca e eu descobri por que. Faz parte de mim. Não posso e não quero mudar isso.

Quanto tempo você leva para escrever um livro?

Geralmente eu sou bastante rápida. Ansiedade é o meu sobrenome rsrs

Se você pudesse dar vida a um de seus personagens, qual seria e porque?

A Celín (Noite eterna). Porque eu queria ser como ela. Acho que ela tem muito para ensinar a muita gente. 

Para se escrever um livro deve-se ter uma grande imaginação, e principalmente uma inspiração. Qual ou quem seria a sua?

Momentos da minha vida. Acho que o que me rodeia influencia muito. Além disso, a música. Sempre estou com um fone de ouvido quando estou escrevendo.

Todos nós temos um autor que nos identificamos melhor. Qual seria o seu?

Olha, hoje em dia eu tenho muitos autores que gosto, mas tenho um carinho especial pela Meg Cabot. Depois de ler os livros dela na adolescência, meio que comecei a ter coragem para projetar um dia poder publicar os meus também.

Você poderia me dizer quais são as maiores dificuldades para se tornar um autor nos dias de hoje?

A concorrência eu acho. Como tudo resulta ser mais acessível, as editoras estão lotadas de originais. E alguns são realmente ótimos! Então o processo é longo e devemos ter paciência e perseverança.

Qual é a sua visão em relação a literatura do Brasil?

Acho que estamos crescendo bastante. Temos muitos autores bons. Os clássicos, os poetas. Gente que nasceu com isso no sangue. E agora sinto que as portas estão se abrindo para novos autores também e isso é ótimo! Vejo muitos jovens, como a minha irmã, nas livrarias e isso me deixa muito feliz. Plataformas como o Wattpad, que facilitam a vida de novos escritores, são ótimas também para começar. Tem muita gente boa por ai, só precisam de uma oportunidade.

O que você diria para aquelas pessoas que escrevem, porém ainda não criaram coragem para se lançar nesse mundo dos livros?

O que estão esperando?! Nem todo mundo vai gostar isso está claro. Mas (sendo clichê outra vez) não estamos aqui para agradar a todos não é verdade? Tente porque seu sonho vale a pena. Sempre terá alguém ansiando por uma história como a sua. Você pode dar um pouco de magia a vida das pessoas, uma distração boa, uma via de escape.

E para encerrar, qual foi a sensação que você teve quando viu seu livro sendo lançado pela primeira vez por uma editora?

Eu fiquei tãooooo feliz! É meio clichê, mas tive meu sonho realizado. Eu sempre sonhei em ter meu livro na estante sabe? Ter ele ali, entre tantos autores incríveis. Eu sei que to muito longe disso, mas esse foi meu primeiro passo. Eu darei outros. Nunca deixarei de caminhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos interagir! Críticas e sugestões são muito bem vindas! <3